Olá, pessoal! Tudo certo com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre a sinalização interna da empresa. É um assunto amplo, mas vamos trabalhar alguns tópicos. Explico: sabe quando a gente entra num estabelecimento e fica procurando onde pegar a senha ou onde é a fila? Ou a empresa tem uma placa afixada na parede que mostra os produtos, mas não os preços? Em outros casos, há placas com informações para os clientes, mas as letras são pequenas e de difícil leitura? Ou o cardápio não é claro? Pois é, quem nunca entrou num estabelecimento e encontrou esse cenário? Isso não é uma crítica, mas uma constatação. E o objetivo é ajudar! Sim, a gente levanta um assunto, mas indica possíveis caminhos para sua empresa melhorar e, assim, prosperar! 

Sinalização é comunicação! Então, vale a pena parar uns minutos e dar uma olhada geral na sinalização do seu negócio. Isso traz ganhos para o layout da sua empresa ao mesmo tempo que dá mais clareza para o cliente.
Vamos ao exemplo: Se você é proprietário de uma padaria e tem uma placa que mostra os produtos que o estabelecimento vende, veja se o tamanho das letras permite a leitura do ponto onde ficam os clientes e certifique-se que os preços estão corretos e os produtos anunciados, de fato, estão disponíveis para venda.

Sinalização no balcão: se sua empresa tem produtos expostos num balcão ou numa vitrine, que tal identificar esses produtos? Por exemplo, sua empresa é uma cafeteria e tem um espaço em que ficam expostos doces e salgados. Que tal colocar uma plaquinha com os nomes dos produtos? Por incrível que pareça, aquilo que é óbvio para quem produz, não é para o consumidor. A identificação de produtos é uma medida simples. Uma vez que você faz as placas pode usá-las sempre que o produto estiver disponível e ainda agrada o consumidor e oferece uma informação adicional.

Exemplo 2: Faça de conta que entre as sobremesas disponíveis estão a Ilha Flutuante ou a Charlotte – que não são tão comuns. Se você identificá-las, oferece uma informação adicional ao cliente. Quem não conhece, passa a conhecer. E quem conhece e tinha dificuldades de encontrá-la, agora já sabe onde achar! Ainda que seja um brigadeiro, identifique! No final das contas, uma sinalização bem-feita e pensada para o cliente gera negócios e receitas para sua empresa. 

Como fazer uma boa sinalização gastando pouco? O caminho mais indicado é buscar um profissional, como designers ou arquitetos, por exemplo. Mas se o dinheiro está curto, faça você mesmo. Que tal reunir sua equipe e juntos encontrar ideias de como melhorar a sinalização do local? Os profissionais da sua empresa podem te ajudar muito! Sim, eles estão no dia a dia, vivem aquele lugar e, com certeza, já perceberam o que precisa mudar e como fazer. Se for preciso, vá ao YouTube. Lá tem muito conteúdo relevante!

Boa sorte e bons negócios! E se sua empresa viu este post e resolveu mudar, conte pra gente! Ficaremos felizes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s