Imagem: Freepik

Com o mundo cada vez mais digital e voltado para a internet, faz sentido gastar dinheiro com anúncios em rádios? Sim, o rádio tem muito valor, mas atenção! Colocar propaganda de micro e pequenas empresas nessa mídia tem que fazer sentido para seu negócio.

Vou explicar melhor mostrando um pouco das diferenças entre os dois meios: na internet, tudo é mais facilmente mensurável. Quando você gasta dinheiro anunciando um post da sua empresa, é simples você saber quantas pessoas foram alcançadas com o anúncio ou quem fez alguma ação a partir do anúncio. 

Na internet, a segmentação é uma bênção! Você consegue falar com nichos, com grupos, com públicos segmentados, com aquelas pessoas que têm maior potencial de se interessar pela sua empresa, serviço ou produto. É mais certeiro, entende? Você conversa direto com aquele perfil de consumidor que interessa para o seu negócio!

No rádio, essa segmentação não existe da mesma forma. A propaganda da sua empresa vai ser ouvida pelas pessoas que estiverem com o rádio ligado no momento do comercial. E essas pessoas podem se interessar pelo seu produto ou não.

Quer dizer, no rádio, você dá um “tiro de canhão” – uma parcela imensa da população da sua cidade e região vai escutar, mas você nunca saberá com certeza se está conversando com o público certo.

No mundo digital, pessoas de outras cidades e estados podem se interessar pela sua empresa e virarem clientes. Então esse canal pode te trazer mais faturamento e outras possibilidades de negócios, porque se você estiver fazendo o anúncio corretamente, ele vai chegar no público certo.

É fato que as rádios têm uma programação diversificada e algum nível de segmentação. Por exemplo, há programas voltados mais para quem tem interesse em notícias, há programas que atendem mais o público jovem e por aí vai. Mas é praticamente impossível fazer uma segmentação tão precisa quanto no digital.

No rádio, em regra, veicular um comercial da sua empresa tende a custar mais caro do que anunciar na internet. Na internet, se você tem R$ 30 para investir em anúncio num determinado mês, você consegue fazer. Talvez não vai ser o anúncio ideal, mas é possível fazer com orçamentos baixos e chegar a um nicho de pessoas. 

Mas quando o assunto é comunicação, não tem certo e errado. Tudo depende. Para muitas empresas, faz total sentido anunciar no rádio da sua cidade! Especialmente os comércios que trabalham com promoções semanais, como lojas, supermercados e farmácias.

O rádio também permite aquela proximidade com a comunidade. isso tem que ser levado em consideração.

O rádio tem milhares de ouvintes diários: ele entra no comércio, nas casas, nos escritórios… enfim, ele une cidades e regiões.

Então, o resumo é o seguinte: sempre avalie o que faz sentido para sua empresa de acordo com o seu orçamento, objetivos e quais públicos quer alcançar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s